domingo, novembro 05, 2006

A Passagem de Testemunho II - In Revista Homem Magazine de Novembro

“A geração mais velha dos 5,7 mil milhões de seres humanos que povoam actualmente o nosso planeta, a geração à qual pertenço, prepara-se para dizer adeus a este mundo, e é pois à juventude que compete carregar a responsabilidade do futuro.Jovens, assumam pois, por favor, a vossa responsabilidade, tornando-vos conscientes das vossas potencialidades, adquirindo confiança em vós mesmos e dando provas de abertura de espírito, de compaixão e de solidariedade. A frescura e a força da juventude não deveriam diminuir, e é vossa obrigação cultivar esse entusiasmo.”
Em "A sabedoria do Dalai Lama"
Foi com enorme prazer que aceitei o desafio de escrever na revista Homem, neste espaço de opinião, tal como faço todos os domingos no blog: Opinarias.blogspot.com.
Ao contrário do que podiam esperar, ao ler este livro de Dalai Lama, e talvez pelos meus ainda 21 anos, decidi escrever, de uma forma optimista, sobre o futuro. O futuro da Humanidade e do Mundo. No fundo, sobre o nosso papel de jovens e de geração futura.Não posso deixar de constatar que este sentimento de esperança e de futuro existe intrinsecamente em cada um nós, mas por vezes deixamo-nos levar por algum desânimo e pessimismo.
Efectivamente, temos de ter noção e a convicção de que o futuro de cada País, Nação e do Mundo vai ser da nossa responsabilidade. Não é pressão… é uma verdade. Uma realidade para a qual temos que olhar, desde já, com responsabilidade e naturalidade.Não é mais do que uma bonita e séria “passagem do testemunho” da vida que há gerações e gerações se processa....
Neste âmbito a educação é sem dúvida um pilar indispensável.
Contudo, tendo em vista o futuro, e a vida, cada vez mais complicada e difícil, em sociedade, temos que procurar uma educação que incuta valores e não apenas resultados. Temos que nos focar numa educação para os valores! Numa sociedade sem valores tudo se complica, essa é uma lição que buscamos na História.
Pois que contributo dará para esta vida, por exemplo, um jovem que sempre foi instigado, pelos seus educandos, apenas, para o resultado, como as notas, preterindo valores como a família, a justiça, a paz, a amizade, a solidariedade ou até mesmo o mérito!? Isto é, alguém que por mais competente que seja no cumprimento das suas obrigações não saiba viver em sociedade!?
Tal como todos desejamos, quando pensamos que “tudo vamos fazer para não cometer os mesmos erros de outros”, neste capítulo este ditado também se deve aplicar…se vamos suceder, vamos fazê-lo da melhor maneira possível.
O que importa é prepararmo-nos da melhor forma e o melhor que conseguirmos!
Vivendo esta Vida com seriedade, consciência, persistência, responsabilidade, mas acima de tudo com muita Garra e Brio!Assim poderemos sem dúvida receber bem e projectar o testemunho que vamos, forçosamente, receber!
É importante viver segundo valores, princípios estruturais e marcantes…pois, não vamos de certeza de um dia para o outro passar a justos, interessados, conscientes, responsáveis e briosos…é um caminho…é uma construção! Tal como tudo na vida…
Além disso, alguns de nós terão, com certeza, cargos de enorme exigência e importância, que exigem pessoas com capacidade, responsabilidade e liderança.Temos de deixar a vida fútil e tomarmos consciência, de nos preparar, para o desafio que nos será lançado, seja qual for o nível que nos vier a ser pedido.
Ao ler este texto, esta passagem de testemunho, percebi que nada sou…percebi que todos os dias tenho de aprender…mas também, acima de tudo, realizei, e é esta mensagem que gostava de passar hoje, que há momentos para tudo!Precisamos de aprender, de querer aprender, de gostar de aprender, para depois, na altura devida... Poder fazer! Construir! Realizar!
Em nós, “jovens adultos”, tem de estar presente, todos os dias, que a nossa vida é como uma árvore de fruto…que tem de ser regada, alimentada e cultivada para...um dia…poder dar frutos. Os melhores frutos possíveis!
Porque acredito na nossa geração e acredito que podemos fazer mais e melhor, não podia deixar de escrever este texto que mais não é que um apelo!
Pois, se juntos vamos receber o testemunho da vida…Juntos, temos de nos preparar para tão importante responsabilidade!

Sem comentários:

Webdesing: Francisco Pinto Coelho (francisco.coelho@tagus.ist.utl.pt) 2007