domingo, outubro 29, 2006

Bloggismo

Nos últimos tempos tem-se vindo a verificar uma corrida aos blogs. Toda e qualquer pessoa pode ter o seu. Sendo o Opinaria prova disso mesmo.

Mas qual o interesse de um blog? Para quê?

Hoje, neste mundo mediático, onde a opinião geral dos assuntos se resume e nasce na opinião de alguns, o blog apresenta-se como um espaço diferente. Um espaço puro! Um espaço de verdadeira e livre opinião. Onde qualquer pessoa, independente da sua capacidade e skills se sem depender de um meio de comunicação para o fazer, pode emitir o seu argumento. O seu ponto de vista. No fundo a sua opinião sobre qualquer tema.
Contudo este excesso de liberdade faz com que o blog seja, por vezes, utilizado de uma forma menos construtiva, tornando-se um espaço de crítica e opiniões discricionárias e impróprias onde tudo é dito e criticado, mas cujo autor não se apresenta, identifica. Isto é, um espaço de fantasmas. Um espaço de cobardes.
A ideia do blog é criar um espaço aberto e livre, de verdadeira opinião, onde quem quer, de uma forma verdadeira e séria, possa discutir e debater temas. Mas uma opinião com rosto. Assinada. E não fantasma!
O gosto de viver sem medo e ás claras, faz que assuma sem mais esta posição, que não é um ataque á figura do anónimo, mas sim um apelo á coragem e á discussão séria e personalizada.

Para terminar gostava de relatar este último mês e meio do Opinaria.

Para aqueles que apenas conheceram o Opinaria há pouco tempo, este, agora, blog “ajornalado”, começou como todos os outros, com pequenos textos de opinião. Mas foi avançando. Sendo hoje um, quase, jornal, agora até bilingue! É formado por um grupo de pessoas, amigos, que, por sentirem a necessidade de debater ideias, apresentam as suas opiniões em jeito de artigo para que todos se possam pronunciar. A favor ou contra. O que importa é que se discuta e debata temas da actualidade e que nos preocupam!
Hoje, com muito orgulho digo, o Opinaria é consultado semanalmente em 26 países por todo o mundo: Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Irlanda, Escócia, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Republica Checa, Polónia, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega, Estados Unidos da América, Canadá Brasil, Chile, Argentina, Índia, Singapura, Austrália, Nova Zelândia e Indonésia, tendo tido já mais der 3300 visitas o equivalente a 11.000 clics.

É com grande prazer que todas as semanas iremos continuar a escrever, mas especialmente a OPINAR.

Esperamos que os construtivos e bons comentários continuem e que as nossas opinarias continuem a gerar debate e discussão.

É para e por isto que o Opinaria existe!

Obrigado a todos pelo contributo!

1 comentário:

Anónimo disse...

As an english reader, currently living in Bangladesh, i have found it impossible to read this blog! i urge you to romove the english verison of this blog, as it is a direct translation and makes no sense! if you wish to keep an english version i advise you to 1st learn englsih and/or find a translator (which is not a machine)

Best Regards,
Ana Baker

Webdesing: Francisco Pinto Coelho (francisco.coelho@tagus.ist.utl.pt) 2007