domingo, outubro 01, 2006

A Passagem de Testemunho

“A geração mais velha dos 5,7 mil milhões de seres humanos que povoam actualmente o nosso planeta, a geração à qual pertenço, prepara-se para dizer adeus a este mundo, e é pois à juventude que compete carregar a responsabilidade do futuro.

Jovens, assumam pois, por favor, a vossa responsabilidade, tornando-vos conscientes das vossas potencialidades, adquirindo confiança em vós mesmos e dando provas de abertura de espírito, de compaixão e de solidariedade. A frescura e a força da juventude não deveriam diminuir, e é vossa obrigação cultivar esse entusiasmo.”
Em "A sabedoria do Dalai Lama"

Esta semana, ao ler este fantástico livro, decidi escrever sobre o futuro! O futuro da Humanidade e do Mundo! Sobre o nosso papel, como jovens e geração futura.
Não posso deixar de constatar que este sentimento de esperança e de futuro existe intrinsecamente em cada um nós, mas por vezes deixamo-nos levar pelo destino.
Tal como se refere nesta reflexão, temos de ter noção e a convicção de que o futuro de cada País, Nação e do Mundo vai ser a nossa futura responsabilidade. Não é pressão… é uma verdade. Uma realidade.
Uma bonita e séria “passagem do testemunho” da vida.
Tal como todos desejamos, quando pensamos que “tudo vamos fazer para não cometer os mesmos erros que os nossos pais”, neste capítulo este ditado também se deve aplicar…se vamos suceder, vamos fazê-lo da melhor maneira possível.
Não interessa como nem qual ou se há melhor!
O que importa é prepararmo-nos da melhor forma e o melhor que conseguirmos!
Vivendo esta Vida com seriedade, consciência, persistência e responsabilidade mas acima de tudo com muita Garra e Brio!
Assim poderemos sem dúvida receber bem e projectar o testemunho que vamos, forçosamente, receber!
È importante começar desde logo a viver segundo estes princípios estruturais e marcantes…não vamos de certeza de um dia para o outro passar a interessados, conscientes, responsáveis e briosos…é um caminho…é uma construção! Tal como a vida a dois…
Além disso alguns de nós terão com certeza cargos de enorme exigência e importância, que exigem pessoas com capacidade, responsabilidade e liderança.
Temos de deixar a vida fútil…e tomarmos consciência e preparámo-nos para o desafio que nos será lançado.

Ao ler este texto, esta passagem de testemunho, percebi que nada sou…percebi que todos os dias tenho de aprender…mas também, acima de tudo, realizei, e é esta mensagem que gostava de passar neste artigo, que há momentos para tudo!
Precisamos de aprender, de querer aprender, de gostar de aprender, para depois, na altura devida... poder fazer! Construir!

Em nós, “jovens adultos”, tem de estar presente todos os dias, que a nossa vida é como uma árvore de fruto…que tem de ser regada, alimentada e cultivada para...um dia…poder dar frutos. Os melhores frutos possíveis!

Porque acredito na nossa geração e acredito que podemos fazer mais e melhor, não podia deixar de escrever este texto que mais não é que um apelo!

Se juntos vamos receber o testemunho da vida…Juntos, temos de nos preparar!

4 comentários:

Anónimo disse...

Opinar é alvitrar. E alvitrar é sugerir. Sugerir é insinuar.Como insinuar è admoestrar e porque admoestar é aconselhar,opinar tambem é aconselhar e portanto eu acho que este poste se encaixa naquilo que eu entendi ser o objectivo do blog.
Mas eu estou aqui para comentar. E comentar é tambem criticar que tambem é maldizer, mas nao e para isso que aqui estou.
Estou aqui porque comentar é analisar e analisar é examinar. E examinar é observar atentamente. E entao? Entao acontece que observar é admoestar, e como bem se lembram admoestar é, admitindo transitividade entre sinónimos, alvitrar. E alvitrar é lembrar.
E eu estou aqui para lembrar que do que mais as pessoas estao fartas é de palavras (espero que mesmo aquelas que nao estivessem agora o fiquem depois deste irritante jogo de palavras, pelo menos e essa a minha esperanca). Porque palavras leva-as o vento.
Mas mais uma vez tambem me fico por palavras, por tantas que ate me apeteceu brincar com elas. E brincar para lembrar que estamos fartos de palavras quando estas nao se transoformem em accoes. Nao estou aqui para criticar, acho que a ideia do blog é boa, porque para escrever é preciso pensar e pensar e fundamental. Estou aqui, e cá nao devo voltar, para deixar a minha sugestao: uma geracao de accao, em que as palavras se usem para se transformarem em accao e nao para distrair e distanciar daquilo que e realmente importante: agir, fazer. E fazer melhor.
Uma geracao em que nenhum estupido (eu no caso) pudesse, ao querer criticar algo, acabar por fazer exactamente aquilo a que se propusera criticar.
Com os melhores cumprimentos de alguem que prefere manter-se no anonimato apenas porque nao sabe quem o vai ler e prefere nao ter de pensar quem o estara a julgar depois deste enfadonho texto(e acreditem que se o meu comentario fosse maldizer algo ou alguem eu dava a cara,ou entao nem escrevia, porque considero uma cobardia quando o fazem e ja agora sugiro que nunca o facam.)

Anónimo disse...

E mais uma vez temos um anónimo a escrever...pena é que comentários como estes nao sejam assinados ebem assinados...Assim mais não é que um triste e pobre comentário...este gajo quis escrever...pronto escreveu...um blog é isso mesmo...agora artigos são sempre artigos...são sempre palavras...e podem ser criticas...neste caso acho que até é um apelo construtivo...de cobardes está este mundo cheio e situações como esta são prova disso!
É uma pena...

Anónimo disse...

NÃO HÁ DESCULPAS PARA NÃO ASSINAR UM TEXTO. É UMA QUESTÃO DE ASSUMIR AS PALAVRAS E ACATAR COM AS EVENTUAIS CONSEQUÊNCIAS.

Parabéns Bernardo pelo blog, quando tiver mais tempo faço os meus posts com calma.

Fausto

Anónimo disse...

Queria apenas dar os parabéns por esta iniciativa genial, que decerto acompanharei regularmente. Várias vezes dou por mim a pensar - e até porque nos estão sempre a lembrar - o quão pouco participativa é a nossa geração, e este blog pode muito bem ser uma primeira forma de expressão, de opinião e de construção de valores que tem feito muita falta estes anos.
Também acredito que chegou o momento de começar a assumir as responsabilidades que nos esperam, até porque isso não implica deixar de ser jovem.
Muitos parabéns!

Webdesing: Francisco Pinto Coelho (francisco.coelho@tagus.ist.utl.pt) 2007